domingo, 31 de maio de 2009

A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO

É inegável que o mundo atual vive uma nova realidade: a revolução da comunicação. A informação transmitida através de diferentes mídias é a grande “moeda de troca” da atualidade. Quem a possui, supera os demais, acumulando oportunidades e poder. Esta realidade transpõe barreiras de espaço, tempo, tabus, preconceitos, etc. E através desses novos recursos didáticos que a informação é democratizada, possibilitando às pessoas a oportunidade de expressar suas convicções num contínuo processo de interação com o mundo. Também na educação este é um processo irreversível, está posto e cabe a cada um dos “atores” envolvidos buscar uma melhor compreensão destas tecnologias e usá-las de forma responsável.
Portanto a prática pedagógica só será matriz geradora de uma nova forma de aprender se estiver intrinsecamente ligada a uma nova postura de todos que fazem a educação neste país. Desde aqueles que criam a legislação específica, quanto aqueles que a colocam em prática; sem esquecer da necessidade de uma participação efetiva dos destinatários primeiros da educação, os alunos. Creio também que para haver uma maior integração de recursos didáticos na prática pedagógica é necessário: um modelo de gestão e planejamento participativo, uma formação contínua e atualizada dos profissionais em educação e uma presença ativa e constante dos gestores no acompanhamento da utilização e conservação dos recursos existentes na escola. Em nossa E. Mun. Celina Guimarães Viana temos como recursos: biblioteca, sala de informática, vídeos educativos das diversas disciplinas, Tv, projetor multimídia, serviço de som, e uma quadra que está em construção para que possamos realizar as atividades lúdicas e esportivas em um ambiente mais adequado. Estes recursos são utilizados de forma organizada e adequada ao planejamento dos professores, acompanhando as necessidades dos alunos e as orientações da supervisão escolar.
No Brasil, os recursos são variados e diferem, em grau de qualidade e nível tecnológico, de região para região. Conforme os investimentos e políticas públicas voltadas para educação. As limitações e dificuldades na utilização destes recursos estão justamente no longo período para que estes cheguem à escola e possam ser utilizados, na necessidade de cursos de extensão que envolvam a comunidade e especialmente os pais dos alunos e numa melhor capacitação dos professores, para que saibam trabalhar com recursos didáticos que contribuam para a participação dos alunos em projetos pedagógicos que levem em conta conteúdos atualizados e realmente necessários à plena formação dos discentes. O professor, portanto deve ser este mediador que apresenta o novo e oportuniza aos alunos a utilização destes recursos para a expressão de idéias, a produção de conhecimento, a comunicação e a interação social. Sem querer impor, mas sendo aquele(a) que em sua prática já testemunha a importância da grande contribuição das novas tecnologias quando as utiliza em seu cotidiano.

2 comentários:

  1. OLÁ, JOSCELITO,
    MUITO BOA SUA IDÉIA DE COLOCAR NO BLOG OS TEXTOS PRODUZIDOS NO CURSO. É UMA MANEIRA EFICAZ DE MOSTRAR O RESULTADO DOS ESTUDOS QUE A CAPACITAÇÃO OFERECEU APLICANDO-OS À PRÁTICA.
    SHALOM PRA VOCÊ TB.
    JARLENE MARQUES

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  2. Célia Lourenço comenta...
    Oi Joscelito,
    O seu blog está bastante sugestivo pois apresenta temas importantes para nossa reflexão enquanto educadores comprometidos com a melhoria do ensino-aprendizagem.
    Um abraço.
    Célia Lourenço

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