domingo, 31 de maio de 2009

NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO EDUCADOR

Se olharmos historicamente para a utilização das novas tecnologias, vamos perceber que até pouco tempo havia um certo medo da própria comunidade escolar em aceitar e utilizar estas ferramentas; combinado com a falta de recursos e investimentos na aquisição dos mesmos e o treinamento dos professores. Sem este suporte e desenvolvimento profissional, os educadores foram ficando desatualizados. Mas, atualmente, com os investimentos governamentais em políticas de inclusão digital para a escola, esta realidade vem mudando paulatinamente.
Creio que o papel do educador nesse contexto das novas tecnologias é o de aprofundar-se nestas novas tecnologias para que possamos orientar com clareza e responsabilidade nossos alunos. Algo imprescindível é fazer com que estes reconheçam a utilidade do e-mail, bate-papo, fórum, lista de discussão, blog, sites de relacionamentos - MSN, Orkut e outros (tão ricos em atrativos como interatividade e dinamicidade) não apenas como um lazer, mas como uma porta para uma rica e imensa gama de informações que podem levá-lo ao sucesso: como estudantes, profissionais e cidadãos. O professor comprometido e capacitado é sinônimo de aluno bem informado e consciente de suas potencialidades. O educador tem esta missão: abrir ao seu educando o mundo infinito do saber e da conquista de sua própria história, e isto acontece a partir do ensino da leitura e da escrita, utilizando todos os métodos possíveis, desde que isto seja feito com compromisso e responsabilidade.
Há também, entre os alunos, a possibilidade de colaboração, trabalhando um aspecto fundamental da educação que é a construção coletiva do conhecimento. Os professores também podem utilizar as novas tecnologias (e-mail, bate-papo, fórum, lista de discussão, blog, sites de relacionamentos - MSN, Orkut e outros), para realizar seu planejamento, respeitando e acolhendo a riqueza da interdisciplinaridade. As novas tecnologias em sua estrutura em rede e grande liberdade de interação, dão, tanto ao aluno quanto ao professor, a possibilidade de um amadurecimento na prática pedagógica, onde todos são agentes de uma salutar troca de conhecimentos e dúvidas. Gosto sempre de lembrar que o e-mail, os fóruns, os blogs, e outros recursos não descartam a guia do professor. Pois, pela enorme gama de informações, o educando necessita do discernimento e da orientação do professor que deve ensiná-los critérios de escolha do que é fundamental e edificante. Caso contrário, este aluno que “navega” nestas mídias pode vir a “naufragar na grandiosidade do mar de informações”.

Um comentário:

  1. Olá Joscelito, sua postura diante das tecnologias enquanto professor e cidadão é bastante coerente. Também compartilho esta idéia de que o professor deve conhecer, experimentar os diversos recursos e ferramentas tecnológicas as quais os jovens usam para os mais variados fins, pois só assim, poderão utilizá-las como recurso didático, de interatividade e ainda, saber orientar quanto ao uso seguro e consciente das informações disponíveis nestes meios.

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