domingo, 31 de maio de 2009

A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Creio que a escola tem procurado acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Mas, a rapidez com que as mídias vão se modificando, unidas à burocracia estatal que atrapalha a vinda dos equipamentos e os faz chegar já ultrapassados, a falta de formação continua dos professores, (formação esta que raramente é ofertada), o desinteresse de alguns gestores que não têm um real compromisso com a função que exercem, e o mau uso destes equipamentos por parte dos alunos, chegando até a quebrá-los... Revelam que ainda há muito a ser feito. Mas, a pergunta que não quer calar é: “quais seriam as soluções para este cenário?” Um modelo de gestão e planejamento participativo. Uma formação contínua e atualizada dos profissionais em educação. Uma presença ativa e constante dos gestores no acompanhamento da utilização e conservação dos recursos de mídia existentes na escola. Obtenção de livros, apostilas, vídeos e DVD’s sobre informática e o universo das novas tecnologias; acervo este que seria disponibilizado a professores e alunos para pesquisa. Realização de fóruns, seminários, debates e exposições na escola, que abordassem e aprofundassem a utilização, necessidade, influência e conservação destas mídias no ambiente escolar. Criação de salas de arte e mídias. Cursos de extensão que envolvesse a comunidade e especialmente os pais dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário